"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Sol Posiciona Suas Manchas Ativas de Frente Para Terra e Já Começa Com Uma Explosão de Classe X

Mancha AR1429 - Edição: Gério Ganimedes
Crétito: Spaceweather.com / NASA
Por Gério Ganimedes
A forte atividade do conjunto de manchas solares AR1429, que surgiu em 02 de março, é gigantesca e com erupções de grande porte. A mais forte até agora, foi uma erupção de Classe X1, que ocorreu na manhã de hoje, 05 de março de 2012 as 04h13m (Hora Universal).
O Observatório Dinâmico Solar (SDO) da NASA gravou o flash extremo de raios ultravioleta:
 
Crédito: Spaceweather.com / NASA
A explosão também projetou uma ejeção de massa coronal brilhante (EMC ou CME) para o espaço. A nuvem, captada pelo Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) da NASA, se expandiu no espaço e provavelmente, um golpe certeiro, atingirá o campo magnético da Terra no dia 6 ou 7 de março de 2012.

Quando a EMC, partiu do Sol, hoje pela manhã, com uma chama intensa de Classe-X, uma tempestade geomagnética, já estava em andamento na Terra. Uma EMC anterior de Classe M2 foi à causadora desta instabilidade na magnetosfera, com isso, parece que tão cedo nosso escudo protetor geomagnético, vai ter sossego. Segundo os analistas do Clima Espacial do Centro Goddard, a nuvem, que foi produzida por uma erupção de Classe M2 das manchas solares AR1429 em 04 de março, poderia desferir um golpe mirando para o campo magnético da Terra em 06 de março às 04h30m (Hora Universal), ou seja, estamos novamente sendo bombardeados por uma sequência de explosões solares de uma face do Sol com manchas poderosas, ativas e de pontaria certeira.

Estamos atentos ...
Fonte: Spaceweather.com
Tradução de informe e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/#ixzz1oEyOTz77

Nenhum comentário:

Postar um comentário