"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PLANETARY RESOURCES - PRIMEIRA EMPRESA DE MINERAÇÃO DE ASTEROIDES


Bilionários planejam mineração em asteroides

Um grupo de bilionários está planejando uma operação de mineração em asteroides.

O projeto de milhões de dólares prevê o uso de espaçonaves robóticas para extrair componentes químicos usados em combustíveis, além de minerais como platina e ouro. Minerais raros também serão prospectados.

Entre os envolvidos nos planos está o cineasta americano e explorador James Cameron, além de um dos fundadores do Google, Larry Page, e seu presidente executivo, Eric Schmidt.

A companhia, batizada de Planetary Resources (Recursos Planetários, em tradução livre), também conta com o apoio do pioneiro do turismo espacial, Eric Anderson, o filho do ex-candidato à Presidência americana, Ross Perot Jr., e o astronauta veterano Tom Jones.

O primeiro passo do empreendimento será dado nos próximos 18 ou 24 meses, com o lançamento do primeiro de uma série de telescópios que vão procurar asteroides ricos em recursos minerais. O objetivo será abrir a exploração do espaço para o setor privado da indústria.

Dentro de um período entre cinco e dez anos, a companhia espera progredir da venda de plataformas de observação em órbita em volta da Terra para serviços de prospecção. O plano da Planetary Resources é de extrair os recursos dos milhares de asteroides que passam relativamente próximos da Terra.

Os bilionários já planejam até criar um depósito de combustível no espaço até 2020.
"Temos uma visão de longo prazo. Não esperamos que esta companhia deem lucro do dia para noite. Isto levará tempo", disse Eric Anderson, um dos fundadores da Space Adventures, à agência de notícias Reuters.

Nem a sobrevalorização da platina e do ouro devem pagar o projeto. Uma próxima missão da Nasa (agência espacial americana) que pretende trazer de volta apenas 60 gramas de material de um asteroide vai custar cerca de US$ 1 bilhão.

Combustível e ceticismo
Além da extração de minerais raros, os bilionários planejam também extrair dos asteroides componentes usados em combustíveis. A água dos asteroides pode ser transformada, no espaço, em oxigênio líquido e hidrogênio líquido para ser usado em combustível de foguete.

O plano é que a água seja transportada do asteroide para um local no espaço, onde possa ser convertida em combustível. A partir deste ponto, poderá ser levada para a órbita da Terra para reabastecer satélites comerciais ou espaçonaves.

Os projetos do grupo de bilionários foram recebidos com ceticismo por vários cientistas.
Para o professor Jay Melosh, da Universidade Purdue, os custos de uma operação como esta seriam altos demais. Ele também disse que a exploração espacial é um "esporte que apenas as nações ricas, e aquelas que querem demonstrar grande avanço técnico, podem bancar".

"Um depósito (de combustível) dentro de uma década parece pouco possível. Espero que já tenhamos alguém para usar isto", disse Andrew Cheng, cientista planetário do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, à agência de notícias Associated Press.

Eric Anderson respondeu a estas afirmações dizendo que está acostumado com ceticismo.
"Antes de começarmos a levar pessoas para o espaço, como cidadãos privados, as pessoas pensaram que era uma ideia absurda", afirmou o pioneiro do turismo espacial, acrescentando que o projeto deve, sim, "gerar dinheiro".





 

Mineração de asteroides deve começar em dez anos

Parte do projeto dos fundadores do Google e do diretor James Cameron deve ser concluída em dois anos.
Por Felipe Demartini em 24 de Abril de 2012



Estão sendo anunciados neste momento os detalhes da Planetary Resources, uma iniciativa de exploração espacial que é encabeçada por grandes nomes, como o diretor de cinema James Cameron e os fundadores do Google, Larry Page e Eric Schmidt. A ideia é construir naves capazes de minerar asteroides em busca de recursos valiosos e serve como uma alternativa para a escassez desses materiais na Terra.
O foco atual da Planetary Resources é a construção de aeronaves robóticas de baixo custo, que serão enviadas em missões de observação. Essa etapa do projeto deve ser concluída em até dois anos, com a mineração efetiva começando a partir de 2022. O alvo são os asteroides que passam na órbita da Terra.
A expectativa dos envolvidos é localizar ricas jazidas de platina, além de outros metais e minerais valiosos. Segundo o fundador do Planetary Resources, Peter Diamandis, o potencial da iniciativa é ainda mais vasto e pode se expandir para a descoberta de água no espaço e uma futura exploração de imóveis.
A conferência de anúncio da empreitada está sendo transmitida neste momento pelo site oficial da Planetary Resources.





Primeira empresa de mineração de asteroides será anunciada amanhã

Por Jesus Diaz
11:28 - 23-04-2012
Nesta terça-feira, um grupo de bilionários e ex-cientistas da NASA vai anunciar a Planetary Resources Inc., a primeira empresa de mineração de asteroides na história. Eles dizem que isto vai “acrescentar trilhões de dólares ao PIB global” e vai “ajudar a garantir a prosperidade da humanidade”.

O grupo de investidores e cientistas na equipe da empresa é impressionante:
…incluindo Larry Page e Eric Schmidt, Ph.D., do Google; o cineasta e explorador James Cameron; o presidente da Intentional Software Corporation e ex-chefe de arquitetura de software na Microsoft, Charles Simonyi, Ph.D.; fundador do Sherpalo e membro fundador do Conselho Administrativo do Google, K. Ram Shriram; e o presidente da Hillwood e do Perot Group, Ross Perot Jr.

Extrair recursos de asteroides não é uma proposta tão maluca assim, e o retorno sobre o investimento pode ser incrível. Tanto que eles estão convencidos que podem “acrescentar trilhões de dólares ao PIB global”. E o mais importante, isto pode resolver muitas das nossas necessidades materiais, à medida que os recursos na Terra acabam rápido.

Mas isso tudo é factível? Ainda não foram divulgados detalhes, mas se eles vão investir milhões de dólares nisso, pode ter certeza de que é factível e será lucrativo. Eles não precisam viajar pelo espaço para pegá-los: há muitos asteroides passando próximo à Terra que podem ser acessíveis. Na verdade, já existem diversos planos na prancheta de cientistas e engenheiros.

Nem precisa dizer que, apesar do resultado desta empreitada provavelmente chegar só em alguns anos, há todo um entusiasmo por trás dela. Se a Planetary Resources tiver sucesso, será uma nova era para a humanidade.

A conferência à imprensa para revelar os objetivos da Planetary Resources será feita no Museum of Flight em Seattle (EUA), amanhã às 14h30 (horário de Brasília), e será exibida online por streaming no link a seguir. Fique atento. [Planetary Resources]


Um comentário:

  1. A saga dos Annunakis. Parece que já vi essa história em algum lugar... O Ser Humano não tem limites para a própria ganância: dinheiro, dinheiro, poder, poder, mais, mais. Cada vez mais distante de si mesmo!

    ResponderExcluir