"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Colunas de Luzes para o Céu

Foto/crédito: Aigar Truhins/ National – Câmera digital padrão


Por Gério Ganimedes


Cientistas estão perplexos com as misteriosas colunas de luzes coloridas que surgem no céu noturno. 

Estas imagens impressionantes mostram misteriosas colunas de transmissão de luz no céu acima da cidade de Sigulda na Letónia no final do mês passado. As fotografias têm gerado discussões entre astrônomos amadores por toda a internet. As fotos chegam a gerar frases do tipo: “Os extraterrestres estão chegando”!



Entretanto, os especialistas concordam que pode haver uma explicação mais prosaica, como cristais de gelo no ar. O ar acima da cidade estava notavelmente frio e cheio de cristais de gelo suspensos. Acredita-se que as colunas foram formadas por aqueles cristais que refletem a luz dos postes e outras luzes brilhantes no terreno – refletindo de volta, para baixo.

Os céus, por toda a Europa, foram preenchidos com esses fenômenos naturais durante a onda de frio das últimas semanas.



Cientistas do site spaceweather.com disseram: “Os Pilares de Truhin não são um tipo comum”. “Mesmo os especialistas em óptica atmosférica não conseguem entendê-los”. “Esses pilares são misteriosos. Eles têm inexplicáveis curvas e até arcos curvos vindo de sua base até o topo”.


Comentário do Autor


Podem ser, e com certeza são, efeitos ópticos atmosféricos, mas mesmo assim são bastante estranhos. Em primeiro lugar porque esta região sempre fez frio. Sigulda é uma cidade na região de Vidzeme na Letônia a 53 km da cidade capital Riga. Porque só agora, mais recentemente, estas colunas de luzes estão sendo registradas e estudadas pelos cientistas. Câmeras fotográficas existem há bastante tempo, mas enfim, não vamos conspirar desta vez, estranhos e misteriosos fenômenos estão acontecendo ao redor do mundo, mas às vezes, devemos ter uma "frieza cética" para analisá-los e não chegarmos a conclusões precipitadas e erradas.  O que é verdade é que nosso planeta tornou-se uma grande feira de ciências a céu aberto e haja teoria científica pra explicar tudo que acontece. A lista de explicações está se esgotando!


Gério Ganimedes


Fonte: Daily Mail – UK
Fotos/Crédito: © Aigar Truhins
Leia a notícia em inglês AQUI

Colaboração: Emelee
Tradução, adaptação de texto e comentário: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/#ixzz1mx6M3gKo

Nenhum comentário:

Postar um comentário