"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Tremores e fenômenos estranhos em Joinville/SC

Por Karina Schovepper

Um forte estouro e um tremor “como se fosse um soco”. O primeiro dos 11 tremores sentidos pelos moradores do distrito de Pirabeiraba, das 21 horas de sábado às 19h50 de domingo, durou poucos segundos, mas foi o suficiente para derrubar quadros, algumas telhas, afastar as pias do banheiro e da cozinha da parede e fazer dobrar o tamanho de uma rachadura na parede da sala.

O relato é do corretor de imóveis José Aílton Machado, 44 anos, e da mulher dele, Lenice Bruhn, que moram há 16 anos às margens da Serra Dona Francisca, no km 86 da SC-301.

Ele conta que o estrondo foi muito forte e, em um primeiro momento, achou que fosse resultado de um acidente de caminhão, que teria explodido.

— Depois, pensei que podia ser um avião que caiu ou explosão em alguma pedreira —, conta.

José chegou a ir de carro até uma pedreira para verificar se havia sido realizada alguma explosão, mas não encontrou nada. Ele lembra que após o primeiro tremor, toda a vizinhança se encontrou na rodovia.

— Foi todo mundo correndo ver o que tinha acontecido, mas ficamos todos sem respostas —, fala.

Outros dez tremores foram registrados ao longo de aproximadas 20 horas, mas com uma intensidade menor a cada novo evento. O fenômeno foi percebido por moradores da marginal da SC-301, do km 81 ao km 87.
 
PDF: confira onde foram registrados os abalos

As regiões do Quiriri e do Rio Bonito também sentiram os tremores, mas com uma proporção muito menor. A falta de explicação para o ocorrido fez com que muitos moradores criassem motivos inusitados para o ocorrido.

Na manhã de domingo, equipes da Defesa Civil sobrevoaram a região, mas não localizaram a origem dos tremores. A possibilidade de uma explosão clandestina, em alguma das pedreiras da região, foi descartada.

Apesar de ainda não confirmada, a versão oficial do órgão é de que os tremores foram causados devido à acomodação do solo e de rochas, no subsolo. Fenômeno parecido foi registrado nos últimos anos nos municípios vizinhos de Jaraguá do Sul e Corupá.

Também neste final de semana, um morador registou um fenômeno estranho no céu de Pirabeiraba. 
 
 Na manhã deste domingo, dia 06 de maio de 2012, um morador da Estrada Mildau, em Pirabeiraba, filmou um fenômeno estranho no céu. Sidnei Gonçalves, 39 anos, passeava pelo Centro de Pirabeiraba quando se deparou com um enorme feixe de luz. 
 
Vídeo: confira as imagens no céu de Pirabeira

— Era como se fosse um rastro, mas diferente dos deixados pelos aviões, que logo some. Ele ficou durante muito tempo —, conta.

O fenômeno foi filmado na direção da Serra Dona Francisca, por volta das 6h30.

— Acho que pode ter havido alguma explosão. Porque foi algo muito diferente, que eu nunca tinha visto —, relata.

Neste final de semana, Pirabeiraba também registrou outro fato. A Defesa Civil de Joinville confirmou que houve pelo menos nove tremores de terra na região de Pirabeiraba, zona Norte de Joinville, entre às 21 horas deste sábado e a manhã de domingo.
 
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3750526.xml

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3749787.xml

Um comentário:

  1. E haverá muitos sinais na Terra e nos céus.....

    ResponderExcluir